A Lunette publica periodicamente artigos sobre moda e óculos.

 


 blog4

blog1

                                        Óculos Anne Et Valentin

PUBLICAÇÃO JANEIRO 2015

O alto verão vem com cores mais fortes que incluem o pink, os azuis, os cítricos e os metalizados. As estampas com motivos de natureza permanecem no alto verão.

Os óculos acompanham essa tendências, aparecendo em diversas cores. Os arredondados continuam em alta e os “gatinhos’ , por valorizarem muito o rosto feminino, são sempre uma boa opção. As lentes espelhadas que já foram consideradas “cafonas” voltaram com tudo! Vale tudo: aproximar as cores das lentes às cores dos aros, ou simplesmente chocar com cores contrastantes.

Bem, falando em cores de lentes:

Como evitar que as lentes “desbotem” com o passar do tempo?

Para se colorir uma lente, é necessário que ela sofra dilatação, que é feita por processo térmico. Normalmente, as lentes são coloridas por imersão em cubas contendo água e o pigmento da cor que se deseja obter. Contudo, através deste processo não se consegue atingir temperaturas muito altas e portanto a lente se dilata menos do que seria o ideal. As lentes de maior índice de refração são mais difíceis de colorir por apresentarem maior dificuldade de dilatação. É comum se adicionar uma fina camada de verniz “tintável’ sobre as lentes e sobre ele, a cor. Esse processo não é o mais adequado, pois com o passar do tempo, a cor perde suas características iniciais pelo simples fato de limpá-las. Hoje conseguimos ótimos resultados trabalhando com laboratórios que possuem equipamentos de última geração que permitem atingir temperaturas muito altas. A maior dilatação dos materiais possibilita cores firmes e duradouras. A cor fica “impregnada“ no material da lente e não perde a intensidade original. Esses novos equipamentos contam também com dispositivos que guardam a uniformidade dos pigmentos e evitam manchas. Mas, e os espelhados? Por incrível que pareça, muitos clientes não sabem que é possível espelhar lentes com grau! Podemos explicar a eles, que sobre a cor da lente é possível fazer o tratamento espelhado metalizado. Nesse caso, é aplicada uma camada de material metálico de baixa absorção e alta reflexão da luz branca. Outro processo para se obter uma lente espelhada é o Dielétrico. São aplicadas diversas camadas de óxidos de diferentes índices de refração sobre as lentes. Esses índices têm a característica de facilitar ou impedir a reflexão de determinados comprimentos de onda.

 

Agradecimentos:

Mauricio Homsani e Frank Haas-Laboratório Lentrix
Juliana Peruggini - Optiflex